quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Escolinha de Aldeia...

É tão bom recordar os nossos tempos da escola primária... :)

Lembra-se das gargalhadas no recreio que entoavam por toda a aldeia? Da alegria e da vida que lá se sentia?
Dos sonhos, das brincadeiras, das feridas que logo, logo saravam para não perder nenhum jogo...que bom é recordar!

Nós aqui, na Pocariça, iamos a pé, todos juntos para a escola....no inverno era mais giro! "- Vamos ver quem consegue pisar mais poças de água até chegar á escola :)". Chegávamos á escola com os pés ensopados....sim, claro que alguns de nós nos constipávamos, mas faz parte do crescimento e das brincadeiras, certo?
Tenho a certeza que não me esqueci do cheiro característico da minha escola, e por mais que viva nunca esquecerei aquele chão de madeira de tábuas corridas (agora tem que ser chão hipoalergénico), o Abecedário e os nossos desenhos a decorar as paredes (agora têm de ser elementos decorativos e apelativos á concentração), o grande quadro negro de giz na parede (agora tem que ser digital…o pó de giz pode fazer alergias), as secretárias pequenitas onde cabíamos mesmo á conta (agora é secretárias boas, novas e sem esquecer do “sr. Magalhães” em cima delas), a lareira no fundo da sala para os dias mais frios e para fazer a árvore de natal junto dela (agora é aquecimento central e ar condicionado….pronto, isto até acho muito bem), o crucifixo na parede a quem sempre rezávamos antes de começar a aula (foi completamente abulido pelo Sr. Não Sei das Quantas….fazia-lhe comichão), os móveis onde guardávamos alguns materiais (poucos, mas os necessários), a cola.....Eia! a cola pica pau, branca e que cheirava tão bem, o alfinete enfiado na rolha de cortiça para fazer as picotagens (uiiiii! Isso é mesmo para esquecer….ainda se picam os meninos!) .......Ó meu Deus tanta coisa que agora me vai chegando á memória......! :)

Pois, é tudo muito bom.......mas agora vem a Srª Drª fechar as nossas escolinhas da aldeia.......! :(

2 comentários:

  1. Nunca lá voltes!
    Vais ficar triste...
    E tu tinhas lareira na escola? viva o luxo...
    Eu no até no inverno tinha que comer na rua, porque a professora ia almoçar a casa e fechava a escola, o que nos dava um alpendre de 3m onde quando chovia a sério entrava montes de água... lolol
    Ah! Os picotados foram mesmo abolidos, não fossem os Talibãs infiltrarem crianças para fazer atentados terroristas nas nossas escolas...

    ResponderEliminar
  2. Ainda se fala do atraso de vida que era a vida dos antigamentes... recordo-me muito bem dos meus não muito longos tempos de escola, do quanto me divertia, e do quanto era saudável o convívio, para não falar das vezes sem conta que ia a pé, ou de bicicleta, de casa para a escola e da escola para casa... que saudades!!! Hoje é mais télélés nas salas de aulas, e pópós a levarem os meninos e as meninas à entrada do portão da escola, para não falar da notória falta de educação... comparando os testemunhos dos meus pais com os de hoje, estamos a ir de 8 para 80.

    ResponderEliminar